Ex-secretário de saúde de Iati manda mensagem ao povo Iatiense

EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE DE IATI MANDA MENSAGEM AO POVO IATIENSE
Caros cidadãos e cidadãs Iatienses, venho por meio deste comunicar a todos vocês que a partir deste dia 17 de outubro de 2013, não pertenço mais ao seleto quadro de secretários municipais do governo do prefeito Jorge de Melo Elias.
Ao assumir a gestão da secretaria de saúde em 2 de janeiro de 2013, firmei um compromisso junto ao prefeito do município, a todos e todas vocês e principalmente a deus nosso pai, de trabalhar com empenho e dedicação em prol da prevenção de doenças e promoção da saúde da população,principalmente e sobretudo na assistência aos mais carentes, dando-lhes condições de atendimento personalizado com educação e honradez, ouvindo-os na integralidade de suas necessidades assistenciais em saúde pública.
O quadro crítico da saúde pública em todo o país, com oinsuficiente investimento público faz com que as prefeituras municipais fiquem com a sobrecarga de gastos nos mais diversos segmentos, seja na necessidade de contratação de recursos humanos, na manutenção da máquina pública e por conseguinte no custeio dos diversos programas assistenciais e na oferta de serviços à população.
Montamos um projeto de ações e programas e o apresentamos ao legislativo municipal no intuito de formar parceiros para concretização do mesmo junto ao chefe do executivo municipal.
Iniciamos com dificuldades, pois a falta de estrutura de gestão de recursos humanos, gestão financeira/contábil e gestão de materiais e equipamentos, aliadas a estrutura física inadequada das unidades de saúde municipais, principalmente nas unidades básicas de saúde era um agravante e um desafio a ser enfrentado. Mas, apoiado por uma equipe de trabalho coesa, determinada e de considerável disponibilidade e competência, traçamos um norte rumo ao horizonte da excelência no atendimento à saúde da população.
Com isso conseguimos iniciar a melhoria na estruturação física das unidades de saúde, a exemplo do psf nossa senhora de Fátima, psf santa Terezinha, psf são paulo, e unidade mista nossa senhora da conceição, dando condições melhores de trabalho aos profissionais e um conforto maior a população atendida, com climatização de salas e ampliação de ambientes.
No tocante a valorização profissional, iniciamos a negociação com o gestor municipal de remuneração complementar dentro do programa de melhoria na qualidade da atenção básica, pois com profissionais mais remunerados e inseridos em melhores condições de trabalho, consequentemente há um atendimento mais eficiente aos usuários do sistema de saúde municipal.
Deixo a gestão da secretaria de saúde não com o dever cumprido, mas com a consciência tranquila de que fiz parte de um processo que busca um projeto maior: a satisfação dos usuários de um sistema de saúde municipal inicialmente implantado com ênfase em dar mais atenção a quem precisa de saúde.
Meus mais sinceros agradecimentos, e admiração.
Evaldo Teixeira de Araujo (ex-secretário de saúde de Iati)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidades, não ofenda e nem acuse a quaisquer cidadão. afinal o blog, o blog é de vocês.