Professores de Águas Belas lutam por melhores salários

PROFESSORES DE ÁGUAS BELAS LUTAM POR MELHORES SALÁRIOS


Professores, pais e alunos da Rede Municipal de ensino de Águas Belas saíram pelas ruas da cidade em manifestação por volta das 8h, desta segunda-feira (07). Os manifestantes colocaram nariz e roupas de palhaço e se dirigiram até a Prefeitura da cidade. Os profissionais da educação alegam que o salário dos professores precisa ser reajustado.  Isso porque, de acordo com os profissionais, eles estão ultrapassando a jornada diária de trabalho, que seria de 50 minutos como manda o Plano de Cargos e Carreira, em seu Art. 18.

Segundo a categoria essa luta vem desde 2009, quando na reformulação do Plano de Cargos e Carreira, estabeleceu a hora aula em 50 minutos. Mas, até hoje a luta continua para que esse direito seja implantado. Os educadores da educação Infantil e fundamental I trabalharam hora aula relógio de 60 minutos, sendo 10 minutos sem remuneração, além de 20 minutos do intervalo. Além de ser o menor salário da região para a um professor.

De acordo com Josenildo Vieira, Presidente do Sindicato dos Professores, a categoria não consegue realizar uma negociação com o Governo Municipal. “Nosso objetivo maior é garantir a reabertura das negociações, visto que nós temos a lei do nosso lado. O Governo “Municipal quer que trabalhemos, além da nossa jornada, sem remuneração”, desabafa Josenildo.

O município de Águas Belas possui cerca de 400 professores e mais de dez mil alunos. Atualmente os educadores têm o salário base de R$ 1.272,0 e o correto, pela jornada trabalhada, o seria uma remuneração inicial de R$ 1.590,32.

“Os alunos serão prejudicados, porque no final do ano eles não vão atingir as 800 horas de ensino aprendizado determinado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Pois, a partir de agora nós só vamos cumprir a jornada que a lei determina”, afirma Josenildo. A categoria espera conseguir uma reunião com o Prefeito Genivaldo Menezes Delgado para que a lei seja cumprida.


Fonte: Magno Martins

Um comentário:

  1. SE OS PROFESSORES DE SALOÁ TIVESSEM ESSA CORAGEM TODO SERIA BOM NÃO,

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidades, não ofenda e nem acuse a quaisquer cidadão. afinal o blog, o blog é de vocês.