Saloá - Secretária de educação fala sobre o IDEB de Saloá

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO JOSEVALDA CAVALCANTE FALA SOBRE O IDEB DE SALOÁ
Josevalda Cavalcante
Ao blog Saloá Notícias, Apenas alguns esclarecimentos quanto ao resultado do IDEB. 
1. Nas minhas considerações, em nenhum momento, quero agredir gestões passadas, até porque não trabalho dessa forma. A minha linha de trabalho é buscar caminhos para modificar o que pode ser melhorado, sem perda de tempo. E me reportar ao que foi, é perda de tempo.  Quero deixar isso bem claro. Mas precisamos fazer uma análise dos fatos. E, se em algum momento houver a necessidade de se fazer um histórico, será feito sem agressão. É o meu jeito.
2. Os alunos avaliados são das três escolas maiores: São Vicente e Tiago Mendes (com o Ensino Fundamental completo) e a Escola Manoel Vicente, com os anos iniciais. As séries/anos avaliados são: 3º e 5º anos (iniciais) e 8ª série e 9º ano (finais).
3. As provas aplicadas do SAEB e Prova Brasil, aconteceram no mês de Outubro do ano passado, ou seja, apenas seis meses de influência da nova equipe. É muito pouco para definir e mudar uma realidade de aprendizagem. Colocar isso em questão, seria duvidar de uma equipe competente de coordenadores pedagógicos e gestores, todos da terra. Não estaríamos sendo justos se o fizéssemos.
4. Não se retrocede quando há verdadeiramente uma aprendizagem.
5. Estamos lutando para corrigirmos algumas deficiências, como por exemplo, alto número de alunos tanto do 5º ano, como do 9º ano (anos avaliados), que não são alfabetizados, inclusive, com a implantação de reforço em contra-turno.
6. lamento que este fato seja utilizado para ataque político-partidário quando, na verdade, deveria ser motivo de união para buscarmos as soluções necessária para uma situação que não é de agora, haja vista que os alunos avaliados não são iniciantes, são alunos dos últimos anos das séries/anos cursados (anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental);
7. Todos os esforços estão sendo feitos para solucionarmos os problemas  já existentes, como também, para evitarmos a repetição dos mesmos, com os alunos que estão começando agora. Temos o compromisso de alfabetizar toda criança até 8 anos de idade e, para isso, o Município implantou Programas como o Alfabetizar com Sucesso, como o PNAIC, que é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, entre outros. Um outro problema do Município é a distorção série/idade, o que tem também merecido uma atenção especial. Todos esses problemas não são novos. São problemas que vêm se arrastando e que estamos tendo a coragem de enfrentar sem camuflar, buscando os caminhos necessários.
8. Com a divulgação desse IDEB (resultado da avaliação feita em 2013), nos mobilizamos imediatamente para buscarmos as soluções urgentemente, considerando o desejo da gestão atual de mudar a história da educação. E para isso, temos uma equipe de profissionais competentes. Acredito neles. Aposto neles. 

9. Tenho certeza que o próximo resultado será diferente, pelos esforços que estão sendo feitos agora, com ações corretivas e preventivas. Ainda acredito que as diferenças sejam deixadas de lado ou prevaleçam em situações propícias, porque, só assim, poderemos nos fortalecer com um objetivo único: o de desenvolvermos uma educação tão eficaz, que seja capaz de formar e transformar os nossos alunos em grandes profissionais e verdadeiros cidadãos. Um abraço!
Fonte: Saloá Notícias

2 comentários:

  1. Bom dia Wellington e bom dia aos leitores que posteriormente vejam este comentário. Gostaria de fazer algumas considerações sobre a reportagem se você me permite, tudo dentro da liberdade de expressão. Fiquei bastante surpreso ao ler a matéria reproduzida por você ao ver que quase dois anos depois de assumir o comando do governo ainda tentam jogar a culpa por alguns fracassos ao governo anterior, o que no meu enteder e ser muito medíocre. No começo da gestão era uma história de melhor gestor de Pernambuco pra cá melhor secretária de educação pra lá, tudo isso com alguns pequenos meses de mandato e era tudo ação do governo, governo trasnparente, comprometido e blá blá blá.

    Ficou claro pra mim que houve erro de estratégia por parte da secretaria de educação, é aceitar a realidade e como disse a secretária corrigir, agora qause dois anos depois ainda jogar a culpa para o governo anterior é muita cara de pau. Se bem entendi houve uma denúncia que a gestão/gestões anteriores estavam mascarando o resultado do IDEB, que é um verdadeiro tiro no pé pois a antiga secretária de educação de Saloá era aliada do atual governo e ainda é, e que pelos números ficou claro que a antiga equipe de educação de Saloá era melhor.

    Obrigado pelo espaço e espero que meu comentário seja publicado.

    Atenciosamente - Uma professor(a) de saloá.

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI PROFESSORA, ESSA SECRETÁRIA QUE TAMPA O SOL COM A PENEIRE, MAIS NÃO ADIANTA, SO TEM FAROFA, ELA DEVERIA ERA PARAR DE CONTRATAR PROFESSORES COM APENAS O CIENTIFICO PRA VER SE ACOISA ANDA.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidades, não ofenda e nem acuse a quaisquer cidadão. afinal o blog, o blog é de vocês.