GALERIA DOS EX-PREFEITOS DE SALOÁ – ANÍSIO HONORATO GODOY

GALERIA DOS EX-PREFEITOS DE SALOÁ – ANÍZIO HONORATO GODOY


GALERIA EX-PREFEITOS DE SALOÁ PARTE II

Cronologicamente, Anísio Honorato Godoy foi o 2º prefeito do município de Saloá e o 1º prefeito eleito pelo voto livre e direto da população. Governou o­s detinos de sua terra dos dias 12 de Maio de 1965 até 31 de Janeiro de 1970.

PRIMEIRA ELEIÇÃO DE SALOÁ
De ordem cronológica, das datas históricas de Saloá, registre-se o dia 25 de Abril de 1965, como o dia da primeira eleição, para eleger seu primeiro prefeito pelo voto livre do povo, assim procedendo a livre escolha para eleger o sucessor da interventoria do Sr. Antonio Alves de Souza.

Deste princípio foram levados dois nomes para a escolha, Anízio Honorato Godoy e Elpídio José da Silva. Anízio Honorato Godoy com o apoio de Antonio Alves de Souza (PSD) e Elpídio José da Silva (ARENA) com o apoio popular. As duas facções votaram, cada uma pelo seu bom gosto, tiveram a liberdade de escolha.

Anízio Honorato Godoy foi agraciado pelo povo e eleito prefeito de Saloá.

“Anízio resolveu tomar uma iniciativa diferente, tornou-se independente... que muito lhe ajudou...as perseguições existentes foram obrigadas a desaparecer, tornando-se mais liberal, generoso, favorecendo a liberdade política...”.
“O fundo de participação do município, era apenas a quantia de dezoito (18) cruzeiros, correspondente a dezoito (18) contos de réis. Note bem, com esta verba, foi construído: O edifício da prefeitura de Saloá, secretaria de educação, Delegacia de polícia, cadeia, açougue público, maternidade Josina Godoy, escola São José em Iatecá, açougue público em Iatecá, grupo escolar no povoado Gigante, Serrinha da Prata, sítio Pindoba, sítio Santo Antonio, sítio Brejão do Araújo, sítio lagoa Nova... Deste modo o povo viu e testemunhou a administração e o talento de Anízio de Honorato Godoy...estabeleceu o ensino primário em todo município de Saloá...Anísio de Honorato Godoy foi uma capacidade de prefeito...”.

Para que conste nos anais da história a prefeitura municipal de Saloá foi inaugurada em 20 de dezembro de 1969


1ª CÂMARA DE VEREADORES DE SALOÁ
A câmara de vereadores de Saloá, constituída de nove (09) vereadores eleitos nas eleições de 25 de Abril de 1965, tomou posse em doze (12) de Maio de 1965, ficou assim constituída.

Manoel Alves de Souza (Manoel Ricardo) presidente;
Ubirajara Barbosa da Silva – secretário;
Odon Pinto Teixeira;
Francisco de Assís Souto;
José Barra Nova Correia;
Lourival Pereira de Barros;
José Pereira da Silva;
José Soares de Melo;
João José da Rocha.


José de Freitas Sobrinho, A História de Saloá, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidades, não ofenda e nem acuse a quaisquer cidadão. afinal o blog, o blog é de vocês.