PROFESSORES vs PREFEITURA, QUEM ESTÁ COM A RAZÃO

PROFESSORES vs PREFEITURA, QUEM ESTÁ COM A RAZÃO


A atual gestão municipal acabou entrando em uma das maiores crises administrativas da história de Saloá, contra uma classe que conhece e luta por seus direitos, os professores. O município pode vir a ter a primeira greve de sua história, isso se não houver acordo entre prefeitura e sindicato/comissão que defende os direitos dos profissionais.

Na última quinta (23) ficou definida em assembleia que a data para deflagração da greve seria o dia 04 de Novembro (próxima terça), segundo as informações repassadas na reunião, que ocorreu na câmara de vereadores, naquele mesmo dia a comissão junto com a presidente da comissão, a Srª Aparecida (Cida), que é a representante do SINDUPROM-PE, procuraram o prefeito e a secretária para tentarem entrar em acordo sobre a questão. Tentativa sem sucesso.

O blog do Wellington Freitas foi o primeiro a noticiar e fazer a cobertura da reunião. A notícia rapidamente repercutiu por todo o agreste, a rádio Marano noticiou o ocorrido, a rádio Jornal, o blog do Carlos Eugênio, blog do Ronaldo César, o blog Saloá Destaca, todos deram repercussão e credibilidade a notícia, que repercutiu negativamente para o governo municipal.

O prefeito de Saloá junto com sua equipe já divulgaram algumas versões sobre o assunto que acabaram ficando incoerentes. 1º a Prefeitura enviou o projeto do piso salarial para a câmara de vereadores aprovarem, houve discussão sobre o número de parcelas e o projeto foi aprovado.

2ª versão – Só quem recebeu o reajuste foram os contratados, sob a alegação por parte do governo, de que os vereadores teriam votado enganados e que não se tratava de reajuste e sim de uma equiparação dos salários dos contratados com o salário dos efetivos. Na 3ª versão divulgada pela prefeitura em reunião no auditório da escola São Vicente, com a presença da secretária de educação e todos os professores, foi dito em alto e BOM SOM, que o reajuste era um direito de todos, e que o mesmo não foi efetivamente disponibilizado aos efetivos por conta do período eleitoral, e que logo após as mesmas, o dinheiro seria pago. Versão que anteriormente teria sido confirmada pelo advogado e procurador da prefeitura o Sr. Lúcio.

Passaram-se as eleições e não foi tomada nenhuma posição, continuava o caso sem solução, ninguém falava do assunto, então os professores se reuniram com o sindicato e anunciaram o estado de greve.

Na 4ª versão divulgada, em entrevista ao blog do Carlos Eugênio, o prefeito Ricardo Alves (PMDB), afirmou que o piso estava sendo pago em Saloá (essa entrevista foi usada por vários blogs, para dar sustentação a postura da prefeitura). Na mesma entrevista, acabou surgindo mais uma versão (5ª) onde o prefeito de Saloá disse que o movimento era encabeçado por 30 professores que ganhavam  entre 3 e 4 mil reais por mês e que a prefeitura não tinha como pagar. Através do blog do Ronaldo César (Garanhuns), os professores afirmaram que essa versão do prefeito não era verdadeira e, que a luta dos mesmos era legítima e pautada na lei.

Qual é a versão definitiva que retrata o pensamento e postura do governo de Saloá? Os professores estão até agora reivindicando os 8,32% dado pelo governo federal, e que até o presente nunca chegou aos bolsos dos mesmos. Quem está com a razão? Prefeitura ou Professores.

Neste intervalo de tempo o governo municipal enviou ofício à promotoria pública de Saloá, informando que o piso já está implantado em Saloá desde o mês de Julho de 2014. O ofício foi em reposta a solicitação dos vereadores Wellington e Vilma, que acionaram o MP cobrando que a prefeitura efetivasse o PISO NACIONAL DA EDUCAÇÃO.


Continua...



4 comentários:

  1. Eu só digo uma coisa: maldita hora que perdi meu tempo dando voto a esse homem. Ricardo Alves é a maior decepção de Saloá. Agora digo uma para o Sr. Prefeito: sabe reeleição? Esquece! Pode dar ouro em pó que seus pezinhos sujos não retornarão à prefeitura. Passe o rodo como queira, pois dois anos passam voando!

    ResponderExcluir
  2. a quem votou 15 parabéns !

    ResponderExcluir
  3. Eu acho é TOOOOOOME!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidades, não ofenda e nem acuse a quaisquer cidadão. afinal o blog, o blog é de vocês.