PREFEITO DE TAQUARITINGA DO NORTE JÁ EXONEROU 11 SECRETÁRIOS E 130 FUNCIONÁRIOS

PREFEITO DE TAQUARITINGA DO NORTE JÁ EXONEROU 11 SECRETÁRIOS E 130 FUNCIONÁRIOS

Neste mês, várias pessoas foram exoneradas pela Prefeitura de Taquaritinga do Norte, no Agreste pernambucano. Ao todo, até esta terça-feira (9), foram 11 secretários e 130 funcionários desvinculados. Segundo o prefeito José Evilásio, as medidas visam a adequar a administração à Lei de Responsabilidade Fiscal, que recomenda que até 54% sejam para pagamento de folha salarial.

"Pra poder me adequar, eu tinha de trabalhar com em torno de 40% a 45% do pessoal só. E aí, a governabilidade fica onde? E os professores que a gente precisa? E os enfermeiros que a gente precisa? As pessoas que fazem a limpeza da rua e a gente precisa? É muito difícil a situação hoje para prefeitos e principalmente municípios pequenos", afirma o gestor.

José Evilásio também conta que houve diminuição no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal renda do município. "Nós temos a composição de duas folhas para o mês de dezembro, que é a do 13º [salário] e a do próprio mês. E o que nós recebemos - correspondente a 1% que se efetiva a cada primeiro decênio de dezembro - foi muito abaixo do que se esperava. Estamos recebendo pouco mais de R$ 700 mil, quando temos uma folha de R$ 1.480.000 pra ser paga".

Para não prejudicar os serviços, alguns secretários continuam trabalhando.

APURAÇÃO DO MPPE - O promotor Iron Miranda, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), "informou que recebeu um pedido do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para apurar suposta improbidade administrativa do prefeito de Taquaritinga do Norte, que extrapolou o limite de gastos com folha de pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal", segundo a assessoria de imprensa daquela instituição.

Este departamento do MPPE também comunicou que o promotor "não daria mais detalhes porque ainda está se inteirando do caso".
Fonte da Notícia: Carlos Eugênio blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidades, não ofenda e nem acuse a quaisquer cidadão. afinal o blog, o blog é de vocês.