200 ANOS DA REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA

200 ANOS DA REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA


Estamos celebrando os 200 anos da Revolução Pernambucana. Em 06 de março de 1817 Pernambuco tornou-se república, a revolução estava marcada para o mês de abril, mas com a morte do Brigadeiro Joaquim Barbosa de Castro foi antecipada, os gritos de "Salve a pátria" e os tiros que expulsavam os portugueses do Recife eram ouvidos por toda a cidade.

Após o representante da coroa portuguesa instalado na província, fugir para o Rio de Janeiro foi instalado o governo provisório, que durou 75 dias e terminou quando os lideres revolucionários foram executados a mando do rei de Portugal, que como forma de punição, tirou boa parte do território de Pernambuco, como a comarca de alagoas (hoje estado de Alagoas) e a comarca de São Francisco (hoje parte do estado da Bahia).


A revolução já falava na abolição da escravatura no Brasil, mas não colocou a ideia em prática por não conseguir apoio da maioria dos revolucionários que eram senhores de engenhos e tinham ali muito lucro.

Um marco para a história da independência do Brasil, foi a partir daí que o povo brasileiro começou a pensar em se desmembrar de Portugal e fundar uma nova República. O episódio é pouco conhecido na história do nosso país porém é de muita importância e caracteriza-se por ser a primeira vez que a coroa Portuguesa perdeu terras em revoluções.

A liberdade de imprensa foi uma conquista da revolução, outra foi a bandeira do nosso estado, onde o arco-íris em três cores que representa a união entre os estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte na luta pela independência e o sol que representa a liberdade do povo Pernambucano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidades, não ofenda e nem acuse a quaisquer cidadão. afinal o blog, o blog é de vocês.