IZAÍS FEDERAL, SIVALDO ESTADUAL, RICARDO ALVES, DANILO GODOY, GENIVALDO MENEZES, DORIEL BARROS E AS REELEIÇÕES DE ÁLVARO PORTO E CLAUDIANO FILHO A POLÍTICA DO AGRESTE PASSADA A LIMPO

IZAÍS FEDERAL, SIVALDO ESTADUAL, RICARDO ALVES, DANILO GODOY, GENIVALDO MENEZES, DORIEL BARROS E AS REELEIÇÕES DE ÁLVARO PORTO E CLAUDIANO FILHO A POLÍTICA DO AGRESTE PASSADA A LIMPO

Resultado de imagem para izaias regis

Passado o Carnaval, os olhos agora voltam-se para a política pernambucana e em especial à política no agreste meridional. O resultado das eleições de 2016 devem mudar um pouco o quadro por essas bandas. Alguns prefeitos conseguiram expressivos resultados e outros tantos conseguiram emplacar seus sucessores, o que traz uma certa “vaidade’ e muitos tentarão um mandato na ALEPE (Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco).

Alguns prováveis candidatos já estão trabalhando nos bastidores tentando formalizar apoios ou ganhando espaços regionais para no momento certo lançarem suas candidaturas e expandirem suas zonas de votos. Alguns futuros e pretensos candidatos negam o desejo, outros tantos já manifestaram publicamente suas vontades. O certo é que a conjuntura política no agreste será marcada por vários candidatos da região e a disputa promete ser bastante acirrada, diferentemente de 2014, quando eram poucas as opções de votos aos candidatos “da terra”.

GARANHUNS – A expressiva vitória de Izaías nas eleições passadas e a eleição dos 13 das 13 vagas disponíveis no legislativo municipal, fez com que o nome do prefeito Izaías fosse instantaneamente cogitado para disputar uma vaga na câmara federal, coisa que o próprio gestor tem negado em entrevistas. Em conversas com aliados de Izaías muito acham difícil que o mesmo venha disputar uma vaga de federal por conta de compromissos políticos, mas, também não acham nada impossível uma mudança nesse sentido futuramente.

Ainda sobre Izaías, muitos aliados afirmam que o gestor deve apontar alguém para disputar uma vaga na ALEPE e que o agraciado deverá ter muitas chances de vitória. Alguns apontam a filha de Izaias, Michele, como uma futura herdeira política do cacique do PTB no agreste meridional.

Resultado de imagem para sivaldo albinoSivaldo Albino – Esse seguramente deverá disputar uma vaga de deputado estadual e muitos analisam que terá enormes possibilidades de se eleger, principalmente por ser o xodó do governo do estado em Garanhuns e região, aliado a uma provável aliança com João Campos (filho de Eduardo Campos) como candidato a deputado federal.

Inclusive tem partidário de Sivaldo que já está tentando levar o nome do ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Garanhuns a outros municípios do agreste, o que na teoria encorparia e reforçaria ainda mais o nome de Albino. O único problema seria teoricamente a forte concorrência. Certamente Sivaldo será um dos grandes nomes do agreste e é perfeitamente possível uma vitória sua em 2018.

SALOÁ – Outra candidatura que já vem sendo apontada como certa no agreste, é a candidatura do atual prefeito de Saloá, Ricardo Alves (PMDB). Ricardo é filho do ex-deputado Manoel Ricardo, que “até agora” como o próprio Ricardo já disse, foi o único deputado eleito de Saloá na história. A maiúscula vitória obtida nas eleições de 2016 provavelmente aflorou mais ainda esse desejo.

Um grande aliado para o projeto político do prefeito de Saloá é sem dúvidas alguma o deputado federal, Danilo Cabral (PSB), que além de ter sido o deputado majoritário em solo Saloaense é amicíssimo do gestor. Ricardo e Danilo Cabral são amigos de longa data. O deputado federal inclusive anda tanto em Saloá que já recebeu o título de cidadão Saloaense, sem contar a importante parceria governamental entre Danilo e Ricardo.

Outra questão que reforça a teoria da iminente candidatura do gestor, é o fato do grupo liderado por Ricardo não ter um deputado estadual específico. Nas eleições de 2014 votou-se em Marcantonio Dourado (PSB) por influência do ex-prefeito Zé do Leite. Marcantonio inclusive pode ficar sem apoio no município.

BOM CONSELHO – Após quebrar o tabu da terra da “Papacaça”, de nunca ter reeleito em sua história um prefeito. Danilo Godoy (PSB), também começou a ter seu nome cantado como futuro e pretenso candidato a estadual. O porte forte de Danilo seria a expressiva votação que o mesmo poderia alcançar em Bom Conselho, o que lhe daria uma boa vantagem em relação a alguns de seus concorrentes.

ÁGUAS BELAS – O ex-prefeito das Águas Belas, Genivaldo Menezes (PT), já manifestou publicamente que pretende disputar uma vaga de deputado estadual no próximo ano. O desejo do ex-gestor é balizada pelo fato do mesmo ter conseguido eleger seu sucessor, Luiz Haroldo (PT), na terra dos índios Fulniôs. Genivaldo é filiado ao PT e pode ter um bom apoio do partido na região.

Doriel Barros – Uma outra candidatura no agreste que começa a se desenhar é a do presidente da FETAPE, Doriel Barros. A informação ainda é verde, mais pessoas ligadas aos sindicatos analisam que o mesmo teria um forte apoio dos sindicatos de trabalhadores rurais e poderia ter uma boa votação e quem sabe conseguir uma vaga na ALEPE. Doriel é natural de Águas Belas.

ÁLVARO PORTO E CLAUDIANO FILHO – Dois fortíssimos candidatos deverão tentar suas reeleições. Álvaro Porto (PSD), ex-prefeito de Canhotinho, irmão do conselheiro do TCE de Pernambuco, Carlos Porto, deverá tentar a reeleição e fixar a tradição dos “Porto” na política pernambucana.

Álvaro provavelmente tem um dos maiores apoios na região quando falamos de prefeitos, ex-prefeitos e ex-candidatos a prefeitos. Álvaro em 2014 defendia a bandeira de Armando Monteiro, no momento defende uma candidatura do ministro Bruno Araújo (PSDB), que por sua vez tudo indica que deverá se aliar com o senador e pretenso candidato a governador de Pernambuco, Armando Monteiro.

Claudiano Martins Filho (PP) é outro forte candidato a carimbar sua vaga (reeleição) na ALEPE. Com suas origens em Águas Belas e Itaíba, Cacá tem grandes apoios em prefeituras do agreste e sertão. Mesmo tendo perdido várias prefeituras nas eleições de 2016, o grupo dos Martins, já está conseguindo se reestruturar e deverá vir muito forte para a disputa em 2018.

Pelo que se vê a disputa por uma das vagas na assembleia legislativa de Pernambuco deverá ser marcada por uma forte concorrência aqui no agreste meridional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidades, não ofenda e nem acuse a quaisquer cidadão. afinal o blog, o blog é de vocês.