Che Guevara – Aniversário de 50 anos de morte

Che Guevara – Aniversário de 50 anos de morte

Image result for che

Por Altamir Pinheiro,

Há quem diga que Che Guevara tenha sido um herói dos idiotas úteis, mas não é bem assim!!! Por incrível que pareça, o nome Che Guevara é impactante e incita tanto o amor quanto o ódio nos corações das pessoas. A alcunha é sinônimo de liberdade e resistência para alguns, assim como é sinônimo de CARNIFICINA para outros. Entretanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que o verdadeiro nome de Che não era tão romântico: o revolucionário foi batizado como Ernesto Guevara.

Esta alcunha de CHE ele recebeu dos guerrilheiros cubanos por ele ser argentino. Che, de fato, ele foi cruel sim, e por isso deu tão certo em SIERRA MAESTRA a derrubada do poder do ditador Batista (quanto à revolução cubana comandada por ele e continuada por Fidel, aí são outros quinhentos!!!), claro que ninguém se preocupa com verdades na história, ou fazem dele SANTO, ou fazem dele DEMÔNIO, mas isso é esperado... 

Che Guevara: amado por muitos, odiado por outros tantos, o argentino que era radicalmente contra o capitalismo selvagem, por ironia do destino, é um dos maiores sucessos comerciais apesar de ser taxado de um dos assassinos mais brutais da história recente. Não é à toa que um homem tão intensamente amado e odiado seja familiar para a maioria das pessoas no mundo ocidental.

Che, paradoxalmente virou um símbolo para a sociedade de consumo. Virou camiseta, marca de cigarro, de café, de relógio, tênis, capinha de telefone celular, capa de caderno, bebida energética, roupa de quarto e até biquíni usado por Gisele Bündchen em passarela de moda ou tatuagens nos braços dos atletas Maradona e Mike Tyson.

Hoje, você pode comprar a imagem do homem que lutou com todas as forças contra o capitalismo em qualquer lojinha de esquina. Che foi covardemente assassinado, na Bolívia, no dia 9 de outubro de 1967, há precisamente 50 anos. 

Um fato marcante e o que confere como um dos aspectos mais célebres da morte do “GUERRILHEIRO”, momento antes de ser enterrado clandestinamente ao lado de um aeroporto, nos arredores de LA PAZ, na BOLÍVIA, foi quando num necrotério improvisado, numa cena nefasta, funesta e desumana, cortou-se a golpe de ferramentas rudes as duas mãos de GUEVARA por ordem de seus captores para a confecção de impressões digitais.

O general boliviano Oviedo, que a mando da Central de Inteligência Americana (CIA), foi quem detonou, covardemente, os 7 tiros na caixa dos peitos de CHE, chegou a ordenar que lhe cortassem também a cabeça, para melhor identificação, e o cremasse em seguida, para que o guerrilheiro atrevido sumisse de uma vez por toda do oco do mundo.

Deu tudo errado. As mãos do médico argentino acabaram sendo conservadas em formol. Dois anos depois foram contrabandeadas para havana e se encontram até hoje no palácio de LÁ REVOLUCIÓN, na capital cubana, sob a guarda do irmão de Fidel Castro. 

Atentai bem para o desenrolar deste imbróglio. POIS BEM!!!  Em 1969, o jovem boliviano Queiroga, era solteiro, membro do Partido Comunista Boliviano, ocupava um quarto no apartamento de um companheiro de partido, num prédio localizado na Rua Diego Peralta, em La Paz, numa terça feira, 23 de julho, os dois amigos receberam um telefonema de uma destacada figura da política boliviana da época. VICTOR ZANIER, para que se encontrassem no café Okey.

Após esse comunicado, naquela mesma noite eles zarparam com destino ao “PEGA-BEBO”. Eram 21 horas, o café estava lotado, e ZANIR chegou com uma sacola de couro bege, surrada. “SON LAS MANOS DEL CHE”, informou, em tom tão categórico que o jovem Queiroga acreditou na hora. 

Daí em diante começou um dos capítulos mais longos e sofridos da NECROFILIA GUEVARISTA. A seguir os principais trechos da versão do principal protagonista dessa DOIDERA toda que foi Juan Enrique Queiroga, com apenas 32 anos de idade: “Meu amigo Jorge e eu fomos para casa de táxi, e só então abrimos a sacola. Embrulhado em papel jornal, estava um frasco de vidro em forma cilíndrica, lacrado, de uns 25 centímetros de diâmetros e uns 30 centímetros de altura. Pesava algo em torno de 3 quilos.

As mãos estavam cortadas de forma irregular, sugerindo que o corte não fora feito com instrumento adequado. Me pareceram grandes e musculosas, com veias salientes e cobertas de pelos finos’’. 

Tinha mais: também embrulhado em jornal velho, estava uma máscara mortuária do Che, de gesso, com alguns restos de cabelos grudados.

Daquele 23 de julho quando recebi a sacola e fui para casa a 28 de dezembro de 1969, a sacola ficou escondida debaixo da minha cama. Minha tarefa era entregá-la aos cubanos. NÃO TIVE MEDO DAQUELA COISA NO MEU QUARTO. Tive medo, sim, de ser pego pelas forças da repressão”. O plano ficou a cargo do meu amigo JORGE, que comprou minhas passagens aéreas com aval do arquiteto BRASILEIRO Rubens Wanderley que era membro do Partido Comunista Brasileiro e estava asilado na Bolívia em razão do Golpe Militar de 64, havido no Brasil. 

Embarquei com a sacola de couro em meio às festas de fim de ano (28 de dezembro de 69), num voo de Santiago do Chile para Madrid, com escala em Lima, Guayaquil, Bogotá e Caracas. Na Espanha troquei de avião, segui para Paris, continuei a viagem até Budapeste, tendo como paradeiro final MOSCOU.

A essa altura, outra pessoa travestida de araponga sempre viajava nos mesmos voos que o meu, para pegar a maleta caso me acontecesse algo. Não o conhecia. Jamais nos falamos. Até hoje não sei quem era. O Serviço de Inteligência Cubano e a militância comunista boliviana, jamais passou as credenciais desse Agente Secreto para que eu viesse a ter conhecimento.

Cheguei ao Aeroporto em pleno inverno russo, onde um funcionário do Comitê Central me aguardava. Nesse mesmo dia recebi uma visita “IN LOCO” daquela destacada figura política boliviana que havia me telefonado no dia 23 de julho de 1969 para entregar-me tal sacola no Café Okey, VICTOR ZANIER, e fomos juntos a embaixada de Cuba em Moscou.


Os cubanos decidiram que Zanier, sozinho, deveria levar mãos e máscara até Havana. Voltei para a Bolívia e fiquei quieto. Cumpri meu périplo “IN MEMORIAM” do Comandante Ernesto Che Guevara.

Fonte: Blog do Roberto Almeida

3 comentários:

  1. O CHE TINHA UM ESPÍRITO LÚCIDO, COERENTE E APRESENTAVA CLARA E HONESTAMENTE A VISÃO DO PURO E AUTÊNTICO REVOLUCIONÁRIO. POR TER SIDO POSSUIDOR DE UMA VISÃO CLARA E HONESTA, TORNOU-SE NUM DOS MAIORES HERÓIS MUNDIAIS DO SÉCULO XX.

    ESTE SENSO DE JUSTIÇA NORTEOU A VIDA DE CHE, QUE ESTÁ RELATADA EM DEZENAS DE BIOGRAFIAS E FILMES SOBRE SUA VIDA. ERNESTO CHE GUEVARA RECEBEU E ENRIQUECEU ESSA HERANÇA ESPIRITUAL, E DECIDIU FORMAR SEU CARÁTER PARA ASSUMIR, COM OS FATOS E COM A CONSAGRAÇÃO DE SUA VIDA, O COMPROMISSO QUE REPUTOU IRRENUNCIÁVEL: O DE DEFENDER COM SEU ENORME TALENTO E BRAVURA, OS VALORES E VIRTUDES ALÉM DOS DIREITOS DOS POBRES DA AMÉRICA E A ASPIRAÇÃO MORAL DE QUERER IMPLANTAR UM REGIME DE IGUALDADE PERANTE O POVO DAS PÁTRIAS LATINO-AMERICANAS(QUE DEU EM ÁGUA, EM NADA, FRACASSO TOTAL, HAJA VISTA, ALGUMAS NAÇÕES TER ENVEREDADO PELO CAMINHO DAS DITADURAS SANGRENTAS, TORNANDO-SE UMA ABERRAÇÃO O REGIME COMUNISTA!!!).

    SÓ QUE, A DIREITONA SAFADA A TODO O MOMENTO PROCURA, INFRUTIFERAMENTE, DESQUALIFICÁ-LO PERANTE A OPINIÃO PÚBLICA. SEMPRE COM MEDO DE QUE SUA BIOGRAFIA E SUAS IDEIAS POSSAM ACARRETAR A VONTADE DE MUDANÇA DE UMA JUVENTUDE ÁVIDA DE LIBERDADE, DE JUSTIÇA, E, PRINCIPALMENTE, DE LUTA PELO MUNDO A FORA. QUE QUEIRAMOS OU NÃO, OS HEROIS SÃO TIPOS POSITIVAMENTE SANCIONADOS DE PERSONALIDADE QUE OS SUJEITOS SOCIAIS SÃO LEVADOS A COPIAR E QUE CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO. GOSTE OU NÃO DELE, O CHE SEMPRE SERÁ UM EXEMPLO A SER SEGUIDO.

    SÓ LAMENTO A MANEIRA COMO FORA CONDUZIDA A REVOLUÇÃO CUBANA PELO PILANTRA E TIRANO DO FIDEL CASTRO E SUA CASTA E, EM TERMOS DE BRASIL, UM GOVERNO QUE SE DIZIA DE ESQUERDA, FORMADO POR BANDIDOS BARBUDOS QUE ASSALTARAM OS COFRES PÚBLICOS. AÍ, É DOSE ALIMENTAR E PROTEGER ESSA QUADRILHA PETISTA QUE TEVE E AINDA TEM O SEU CHE GUEVARA AO CONTRÁRIO QUE É O DEUS, COMO TAMBÉM É HEPTA-RÉU, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, TENDO EM VISTA O QUE ESSA TURMA ROUBOU EM 13 ANOS DE DESGOVERNO, MACACO NÃO PULA NUM SÉCULO...


    P.S. : - A luta de CHE é justificada dentro daquele contexto onde imperava governos autoritários, ninguém garante qual seria o pensamento do cara agora, afinal de contas CHE morreu com 39 anos de idade. Vejam Hélio Bicudo, fundou o PT e foi o autor do pedido de impeachment da candidata do partido.

    ResponderExcluir
  2. A“MALDIÇÃO” DE  CHE GUEVARA:


    EIS AS INCRÍVEIS COINCIDÊNCIAS QUE CERCAM A VIDA DE DIVERSOS ENVOLVIDOS COM O EPISÓDIO DA CAPTURA E MORTE DO COMANDANTE CHE GUEVARA, OS QUAIS PARECEM “AMALDIÇOADOS” PELA VINGANÇA DO GUERRILHEIRO. VEJA A LISTA CRONOLÓGICA DOS FATOS:

    1 -- General René Barriento, Presidente da Bolívia, morreu carbonizado num acidente de helicóptero, em abril de 1969. Até hoje, as circunstâncias que envolveram o evento são inexplicáveis;

    2 – O General Alfredo ovando candia, Comandante Chefe das Forças Armadas, viu seu filho falecer por causa de um câncer, em outubro de 1970;

    3 – Um dos últimos oficiais a conversar com Che  em La Higuera – Bolívia -  o Tenente-Coronel Andrés Selich, perdeu a vida sob tortura em 1973, durante o governo do General Hugo Banzer;

    4 – O General Juan José Torres, Chefe do Estado Maior, um dos responsáveis pela decisão de executar Guevara, foi assassinado, em fevereiro de 1976, por um esquadrão da morte argentino, em Buenos Aires;

    5 – O Coronel Zenteno Anaya – que fez parte do sexteto que assassinaram Guevara – foi vítima de um atentado fatal em Paris, França, no ano de 76;

    6 – Em 1981, o General Gary Prado –que pegou carona na última foto de Guevara, momento antes de ser assassinado --   foi baleado durante uma reunião de militares e ficou paraplégico.

    P.S. : - A PROFECIA SE CONCRETIZOU:  É O FANTASMA VINDO AS CATACUMBAS PEGAR NOS PÉS DE SEUS VERDUGOS.

    ResponderExcluir
  3. Feliz em publicar excelente matéria sua, meu caro, Altamir. Mais feliz ainda por seus comentários. Forte abraço.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidades, não ofenda e nem acuse a quaisquer cidadão. afinal o blog, o blog é de vocês.