Jucati apresenta os melhores índices em educação de Pernambuco, Iati e Lajedo são os piores e Saloá volta a crescer e tem bom desempenho

Jucati apresenta os melhores índices em educação de Pernambuco, Iati e Lajedo são os piores e Saloá volta a crescer e tem bom desempenho


Jucati é a Cidade Pernambucana que mais se destaca na alfabetização dos estudantes. O desempenho do Município, que tem cerca de 11 mil habitantes, na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), realizada pelo Ministério da Educação (MEC) chama a atenção. É que nove de cada 10 crianças tiveram aprendizado adequado em leitura e oito em escrita. Bem contrastante com o resultado do Estado, onde sete em cada grupo de 10 alunos ficaram nos níveis insuficientes de leitura e cinco em escrita.

Segundo a ANA, aplicada em 2016, 95,18% dos alunos de Jucati estão nos dois melhores níveis de leitura (considerados adequado ou desejável) e 86,3% em escrita. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), outro indicador de qualidade calculado pelo MEC, o município ficou, em 2015, com média 6 nos anos iniciais do ensino fundamental (a meta era chegar a 4,8 somente em 2021) e 4,9 nas séries finais (a meta para 2021 era 4,5).

NOTA BAIXA – Já em Iati não há motivo para comemorações. De acordo com a ANA, a cidade ocupa o primeiro lugar no ranking de pior desempenho em leitura do Estado. Lá, 84,49% dos alunos do 3º ano do ensino fundamental ficaram com resultado insatisfatório. Em escrita, o município é o terceiro mais fraco: 60,23% dos estudantes estão nos três níveis insatisfatórios da avaliação. Em primeiro e segundo lugares aparecem, respectivamente, Lajedo (65,13%) e Lagoa do Ouro (62,28%). Garanhuns, principal município do Agreste Meridional, também não apresenta uma boa avaliação. Segundo a ANA, a Cidade apresenta 72,75% de alunos com desempenho ruim em leitura e 54,83% em escrita.

Saloá – O município apresentou bons desempenhos e no quesito leitura ocupa o 3º melhor índice do estado.

LEITURA - MELHORES
1º – Jucati
2º – Tupanatinga
3º – Saloá
4º – Paranatama
5º – Terezinha

LEITURA - PIORES

1º – Iati
2º – Palmerina
3º – Pedra
4º – Águas Belas
5º – Correntes

ESCRITA - MELHORES

1º – Jucati
2º – Tupanatinga
3º – Paranatama
4º – Jupi
5º – Itaíba


ESCRITA - PIORES
1º – Lajedo
2º – Lagoa do Ouro
3º – Iati
4º – Pedra
5º – Correntes


Com informações do blog do Carlos Eugênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidades, não ofenda e nem acuse a quaisquer cidadão. afinal o blog, o blog é de vocês.