GIRO POLÍTICO (21/07) Prefeito de Águas Belas diz que vai esperar orientação do PT quanto ao apoio para governador E MAIS... Armando Duarte, prefeito de Caetés diz que ainda não decidiu sobre apoio

GIRO POLÍTICO (21/07) Prefeito de Águas Belas diz que vai esperar orientação do PT quanto ao apoio para governador E MAIS... Armando Duarte, prefeito de Caetés diz que ainda não decidiu sobre apoio

Presidente veio diversas vezes a Pernambuco, sua terra natal, quando era presidente. Ele visitou o assentamento da Normandia. Foto Ricardo Stukert

O Diário de Pernambuco, deste sábado (21) traz um importante raio-x da situação dos prefeitos que que fazem parte do agreste em relação as expectativas e os apoios nas eleições para governador que devem ser disputadas entre: Armando Monteiro (PTB), Marília Arraes (PT) e Paulo Câmara (PSB).

Participaram das entrevistas ao referido jornal os prefeitos de Garanhuns, Caetés, Águas Belas, Cachoeirinha, Cupira, Jataúba, Jupi, Lagoa dos Gatos, Pesqueira, Saloá, Tacaimbó, Toritama e Limoeiro.  Três pontos se destacam na fotografia eleitoral do Agreste pernambucano neste momento, faltando menos de um mês para o início da campanha.

Na região onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula nasceu, os candidatos ao governo do estado pisam em areia movediça (os apoios que eles recebem dos prefeitos podem mudar a qualquer momento), os eleitores ainda estão desanimados com a política e será mais difícil levá-los às urnas.

A avaliação foi feita por grande parte das lideranças ouvidas pela reportagem na segunda maior região eleitoral de Pernambuco. O diferencial pode ser o próprio Lula, caso ele seja realmente candidato. O Agreste tem 71 municípios, 1.692.811 eleitores, o que corresponde a 25,30% dos votantes do estado.

ÁGUAS BELAS - O prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo (PT), disse esperar, disciplinadamente, uma posição do PT nacional para se posicionar. Ele vai apoiar Marília Arraes ou Paulo Câmara, conforme a decisão do partido.

Para Luiz Aroldo, um dos poucos prefeitos petistas do estado, o diferencial da região agrestina é ter dado ao Brasil o seu filho mais ilustre: Lula. Ele lembra que, em 2014, Lula não estava preso, andou pelo estado nas eleições e vai ter um peso ainda maior na disputa deste ano, por conta da injustiça cometida contra ele. “Lula nasceu em Caetés. Se Lula mandar votar em qualquer pessoa, o povo do Agreste vai seguir o que ele disser. O Agreste marchará unido para tirar Lula da cadeia”, avaliou Luiz Aroldo


Agreste meridional Fonte: Diario de Pernambuco

CAETÉS – Outro fato importante vem da terra de Lula, Caetés, onde o prefeito, Armando Duarte (PTB), um dos mais bem avaliados do agreste meridional, aparece no infográfico como indeciso, que ainda não decidiu sobre com quem marchará nas eleições, se com Armando, Marília ou Paulo.

Armando Duarte era aliado de Armando Monteiro no passado e em evento no início do ano supostamente teria declarado apoio ao governo por viabilizar uma grande obra de abastecimento que beneficiária vários municípios, como Caetés e Capoeiras por ex. O anuncio na época provocou a dissidência de várias lideranças na terra de Lula que migraram para Marília Arraes e são bastante influentes nos dias atuais.

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), acredita que, em 2014, houve uma comoção muito grande com a morte do ex-governador Eduardo Campos (PSB) que encobriu os debates políticos no estado. Esse ano, isso não acontecerá. Vamos mostrar que eles prometeram e não cumpriram os projetos.

As oposições têm tudo para ganhar as eleições no Agreste. Ele (Paulo Câmara) fala o tempo todo em crise. A crise mostra se homem público tem ou não competência, se sabe ou não administrar. Teve uma época, não me lembro bem a data, instalavam poste na zona rural dizendo que ia ter iluminação. Depois da eleição, vieram e levaram os postes. O governo de Paulo Câmara fez isso, declarou Izaías.

Matéria editada por Wellington Freitas sobre Caetés e introdução da reportagem.


Todos os créditos das informações a jornalista, Aline Moura do Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidades, não ofenda e nem acuse a quaisquer cidadão. afinal o blog, o blog é de vocês.