Garanhuns deverá elevar número de vereadores em 2020

Garanhuns deverá elevar número de vereadores em 2020


Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais, o legislativo do município prepara-se para elevar o número de vereadores a serem eleitos no pleito. A autoria é do vereador Alcindo Correia (PCdoB), que apresentou emenda à lei orgânica, alterando de 13 para 15 o número de parlamentares.

A proposta que já está em tramitação deverá ser aprovada e valerá para a composição eleita em 2020.

Ao contrário do que muitos possam imaginar ou defender, o aumento no número de vereadores dos municípios é positivo, é benéfico para os cidadãos, pois não existe aumento nos recursos repassados à câmara, ou seja, não terá aumento nas despesas municipais, além da redução nos salários dos vereadores, pois agora o dinheiro terá que ser equacionado para 15 vereadores ao invés de 13.

A representatividade da câmara aumenta, dando mais pluralidade para a sociedade civil organizada, propiciando mais oportunidades na ampla concorrência.

A iniciativa de aumentar o número de vereadores é ancorada na Constituição Federal, que coloca que coloca como regra o senso demográfico e estimado oficial do IBGE para tal mudança. Pelos números Garanhuns poderia ter até 19 parlamentares, mas, ficará por enquanto nos 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidades, não ofenda e nem acuse a quaisquer cidadão. afinal o blog, o blog é de vocês.